Login

(37) 3321-8186

 Como um sistema de gestão pode aumentar a produtividade de sua clínica?

Como um sistema de gestão pode aumentar a produtividade de sua clínica?

Se você tem uma clínica, além de excelência no atendimento, precisa realizar a gestão bem para que seu negócio tenha sucesso. Apenas o conhecimento técnico é pouco para que sua empresa tenha bons resultados. 

No dia a dia de um consultório ou outro estabelecimento da área, há muitas tarefas: agendamentos, compra de suprimentos, controle de gastos, gestão de prontuários, atendimento do profissional de saúde e da recepcionista e muitos outros, a lista não acaba aqui… 

Dá para ficar de cabelo em pé só de ler, certo? Afinal, se tudo não for feito de maneira profissional, os processos podem ser demorados e desorganizados. 

Como aliado, já existem diversos sistemas para esse tipo de estabelecimento. Um dos maiores benefícios deles são o aumento da produtividade e, consequentemente, do desempenho de sua clínica. 

Neste artigo, vamos mostrar como um sistema de gestão é essencial para resolver os problemas mais comuns da sua clínica. 

O dia a dia da clínica automatizado

As agendas e os prontuários de papel são coisa do passado. Além de não serem nada sustentáveis, eles dificultam a rotina na clínica. Com o agendamento eletrônico, no sistema, tudo se torna mais simples, rápido e profissional. É possível bloquear horários, em caso de ausência do profissional, e a recepcionista nunca irá marcar consultas para a mesma data e hora. Um alerta aparece se ela tentar fazer isso. 

As confirmações de horários também são feitas de maneira automatizada. Uma notificação é enviada por SMS, WhatsApp ou e-mail, de acordo com a preferência do paciente. Em alguns sistemas, também é possível enviar lembretes sobre consultas periódicas. 

Na hora da consulta, tudo é mais simples também. O profissional de saúde tem, a um clique, o histórico do paciente. Assim, não precisa pedir que a secretária encontre a ficha, antes de papel. 

Todo tempo poupado pode ser usado para elaboração e execução de tarefas mais estratégicas. A agilidade é muito apreciada pelos clientes, pois tudo ocorre de maneira mais prática, organizada e profissional. Quem não quer isso, né?  

Controle financeiro da clínica 

Nas faculdades da área da saúde, não existem disciplinas para quem quer seguir carreira como autônomo. Quando o profissional escolhe esse caminho, logo descobre que precisará se dedicar um pouco a algumas tarefas de gestão, o que não é o forte da maioria das pessoas dessa área. No entanto, é extremamente importante. Uma das áreas mais essenciais é o controle financeiro. 

Há um tempo, tudo era feito em planilhas intermináveis do Excel, com fórmulas mirabolantes no programa e que vez ou outra paravam de funcionar. Existem até tabelas prontas, gratuitas, na internet. Algumas são até interessantes. Porém, encontrar uma que esteja alinhada ao perfil da clínica leva tempo, assim como o tempo de maturação do uso. Existe, ainda, o risco de perder o material, principalmente se for armazenado diretamente no computador. Sim, existem recursos como Google Docs e redes que você pode ter na clínica. 

O problema desses recursos é a fragmentação da informação. O ideal é centralizar tudo. Requerem, também, investimentos. 

Bons sistemas financeiros ainda trazem bons dashboards (uma espécie de resumo) com os principais indicadores econômicos da clínica. Com poucos cliques você já tem acesso a tudo sobre seu negócio. 

Sua clínica na nuvem: segurança e praticidade 

Hoje, é cada vez menos comum o sistema desktop, aquele armazenado no próprio computador. Graças à evolução da tecnologia, atualmente, a maioria dos sistemas para clínicas são na nuvem. A opção é mais segura, pois essa opção é menos vulnerável a ataques de hackers. Além disso, se o computador for furtado, você ainda poderá ter acesso às informações que foram colocadas no sistema. Nem preciso dizer que isso significa menos dor de cabeça e é um problema a menos para você lidar. 

O atendimento fica mais prático, pois o profissional pode acessar o sistema de qualquer dispositivo com internet, de qualquer lugar. 

Informações organizadas e integradas 

Algo que ajuda muito na organização da clínica é a integração das informações. Bons sistemas são otimizados para buscas internas e centralizam as informações da empresa no mesmo local, sem que o proprietário da clínica e colaboradores precisem acessar várias ferramentas para realizar suas tarefas. 

Com as informações organizadas, tudo fica mais profissional e produtivo. 

Pronto para deixar sua clínica mais produtiva? Nós temos o sistema ideal para você!

Avante Clínicas

O Avante Clínicas é um sistema que foi desenvolvido para fazer a gestão de clínicas médicas, odontológicas, veterinárias e diversas outras modalidades. 

Ele contém todas as funções que já citamos até aqui: controle de consultas, controle financeiro e histórico de paciente, que é o prontuário eletrônico. Por meio desse prontuário, é possível anexar imagens, exames e deixar registradas todas as informações que possam ser importantes em um futuro atendimento ao paciente ou em caso de emergência.

Os pacientes da clínica podem baixar o aplicativo do Avante Clínicas e agendar suas consultas através desse app. 

Os usuários para secretárias da clínica são gratuitos e ilimitados. É possível controlar o tipo de acesso que cada funcionário terá no sistema.

O Avante Clínicas possui a segurança necessária e a privacidade aos dados de quem o acessa, além de suporte por uma equipe que está sempre pronta a atender.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça todas as vantagens do Avante Clínicas!

Texto: Talita Camargos

NOTICIAS SOBRE EMPREENDEDORISMO

Receba notícias sobre empreendedorimo
e o mercado brasileiro.

NOSSAS REDES

FALE CONOSCO

(37) 3321-8186
comercial@avanteempresas.com.br

NOSSAS REDES

NOTICIAS SOBRE EMPREENDEDORISMO

Receba notícias sobre empreendedorimo
e o mercado brasileiro.

FALE CONOSCO

(37) 3321-8186
comercial@avanteempresas.com.br

Copyright © 2020 Avante. Todos os direitos reservados.