Login

(37) 3321-8186

 A tecnologia a favor do produtor rural

A tecnologia a favor do produtor rural

Evolução tecnológica não é o contrário de empreendimentos na zona rural. Hoje, há muitos dispositivos desenvolvidos especialmente para o campo. A agricultura de precisão, por exemplo, permite controle total e automatizado de toda produção. O resultado são lavouras mais produtivas, com dados em tempo real para que o produtor possa tomar decisões assertivas e rápidas. 

Também já contamos com máquinas autônomas, drones e muito mais. 

A tecnologia ainda facilita a parte administrativa, inclusive o que é burocrático e obrigatório para o produtor rural. 

Neste artigo, vamos mostrar como a tecnologia é uma aliada dos negócios do campo. Fique conosco e otimize seu dia a dia, além dos negócios. 

Documentos obrigatórios gerados no sistema 

Por lei, o produtor rural deve emitir a Nota Fiscal Eletrônica do Produtor (NFPe). Só dessa maneira, pode-se comercializar o que é produzido na fazenda ou em outra empresa do setor agropecuário.  Ela substituiu a nota fiscal avulsa para tornar o processo menos burocrático. Para gerar a NFPe é necessário ter um certificado digital. 

A emissão pode ser ainda mais prática. Nos bons sistemas de gestão, é possível gerar a NFPe no próprio software, sem ter que acessar nenhum site externo. 

Caso sua produção seja grande e sua empresa tenha a própria logística, ainda é necessário emitir o Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe) e Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe). Esses documentos são exigidos pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) e o processo para tal é feito digitalmente. 

Se você tiver um bom software voltado para agropecuária, poderá emitir tudo isso por ele.

Os arquivos Sintegra também são gerados nos softwares mais avançados. 

Entenda quais são seus carro-chefes e quem é seu cliente

Os sistemas mais avançados de gestão de agronegócios têm a geração da curva ABC automatizada. Ela revela quais são os produtos mais fortes na sua empresa. Muito empreendedor até diz saber qual é. No entanto, essa metodologia vai além da intuição de quem está à frente do negócio. 

Se houver uma mudança, o sistema também aponta. A curva ABC ainda é muito eficiente na gestão do estoque. 

Também é possível segmentar a clientela por perfil e produto. Assim, você irá entender melhor quem é seu cliente. Dessa maneira, pode pensar em estratégias de forma mais sólida. 

Com o sistema, você terá dados para gerir sua empresa de forma muito mais estratégica e profissional.  

Controle financeiro 

A paixão da maioria dos produtores rurais é cultivar e colocar no mercado seus produtos. Mas o controle financeiro é fundamental. Sem ele, não há verba para investir no negócio em si. Atualmente, há dezenas de softwares que mostram de forma organizada e descomplicada o fluxo de caixa das empresas. 

Muitos são desenvolvidos especialmente para os produtores rurais. Ou seja, são levados em consideração o perfil desses empreendedores, as particularidades das demandas e outros. 

Integração: tudo em um mesmo lugar

Chega de dezenas de tabelas, mesmo aquelas na nuvem, espalhadas por aí. Elas são uma tentativa boa de controle, mas arcaicas. Há coisas muito melhores no mercado. Em um mesmo ambiente, você saberá tudo sobre seu negócio. É bem mais prático. 

Se você usar um sistema on-line, é ainda melhor. Isso porque mesmo longe da propriedade poderá administrar seu negócio. 

Sem papelada 

E se nem planilha você vai precisar, nem precisamos comentar da papelada. Quer dizer, precisamos e devemos. Imagina só ficar livre de dezenas de arquivos de papel? Você irá otimizar espaço, oferecerá arquivos digitais, que são bem fáceis de localizar. Ou seja, até mesmo tempo será poupado. 

Nada de ficar perdido no meio de tantas pastas. 

Sem falar que usar um sistema de gestão para o campo é sustentável. Com os arquivos digitais, além do papel, você diminui bastante o uso de tinta e da impressora. Só mesmo em situações muito importantes é que será necessário ter o documento no papel. 

Integração com a contabilidade 

Os softwares eficientes também têm integração com as contabilidades, entre os recursos. Dessa maneira, o envio de notas fiscais, CTes e MDFes e dos demais documentos é feito de maneira automática. 

Você ainda pode fazer livro-caixa de forma automática. 

Avante Agro

Nós temos um sistema que fornece tudo que citamos acima para o produtor rural. O objetivo é que o Avante Agro otimize o tempo e faturamento do empreendedor do campo com uma ferramenta de gestão simples, rápida e segura. 

Giro de produtos, curva ABC, entrada e saída, geração de NFPe, CTe e MDFe são algumas das funcionalidades do sistema desenvolvido com foco no agronegócio. Além disso, há integração com contabilidades, livro fiscal digital, armazenamento de documentos por cinco anos em nuvem e muito mais. 

Conheça todos os detalhes dessa solução aqui no nosso site, pelo link: https://avanteempresas.com.br/avante-agro/ 

NOTICIAS SOBRE EMPREENDEDORISMO

Receba notícias sobre empreendedorimo
e o mercado brasileiro.

NOSSAS REDES

FALE CONOSCO

(37) 3321-8186
comercial@avanteempresas.com.br

NOSSAS REDES

NOTICIAS SOBRE EMPREENDEDORISMO

Receba notícias sobre empreendedorimo
e o mercado brasileiro.

FALE CONOSCO

(37) 3321-8186
comercial@avanteempresas.com.br

Copyright © 2020 Avante. Todos os direitos reservados.